Estratégias para o controle da ansiedade

Atualizado: Ago 11

Antes mesmo da Pandemia do COVID - 19, o transtorno de ansiedade já era apontado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença de grande prevalência no mundo. Segundo a OMS, 3,6% da população mundial apresenta transtorno de ansiedade. O Brasil se destaca como o país mais ansioso do mundo com incidência em 9,3% da população. O cenário de isolamento social, mudança da dinâmica familiar e escolar, incertezas, medo pela vida e perdas financeiras pode desencadear esse quadro. Sendo assim, conhecer estratégias para o controle da ansiedade se torna ainda mais importante nesse momento.



A ansiedade é um sentimento que se manifesta através de preocupações constantes ou tensão decorrente de uma antecipação do perigo ou de algo desconhecido. Além disso, pode causar taquicardia, sudorese, insônia, respiração ofegante e falta de ar, fala acelerada, sensação de tremor, tensão muscular, tonturas e sensação de desmaios, irritabilidade, enxaqueca, alteração do apetite, dificuldade de concentração, etc.


Como a maioria dos problemas de saúde mental, o transtorno de ansiedade pode ser causado por uma combinação de diversos fatores:


· Situações cotidianas que envolvem perigo ou ameaça;

· Eventos traumáticos ocorridos na infância, adolescência ou mesmo na vida adulta, como doenças graves, violência ou até acúmulo de estresse familiar ou ambiental;

· Histórico familiar;

· Questões do desenvolvimento infantil;

· Abuso de álcool, medicamentos e substâncias ilegais;

· Problemas médicos e psiquiátricos.



Estratégias para o Controle da ansiedade:


Algumas ações podem te ajudar a controlar a ansiedade e passar por esse momento de forma mais leve e tranquila.


Psicoterapia

A psicoterapia promove o aprendizado de estratégias de controle sobre os sintomas da ansiedade, além de gerar uma mudança na forma de se relacionar consigo mesmo e com o mundo diante de situações estressantes. Nesse momento de isolamento social, alguns psicólogos estão fazendo atendimento online. Os profissionais de psicologia ajudam a desenvolver novas habilidade para enfrentamento da ansiedade. Busque ajuda!


Rotina

Constituir uma rotina organiza o dia e contribui para o sentimento de segurança e estabilidade aliviando o estresse. Portanto, determine horários para acordar, trabalhar, praticar atividade física, meditar, se alimentar e descansar. Caso esteja em home office, fuja da tentação de se manter de pijama o dia todo. Estabeleça um ritual semelhante ao que fazia quando não estava trabalhando em casa.


Alimentação

O consumo de nutrientes na medida certa, além dos benefícios para combater a ansiedade, também manterá o corpo mais saudável. Bebidas alcoólicas e estimulantes como café, chá preto, refrigerante e energético, podem ser os vilões quando o assunto é ansiedade. Busque se alimentar de forma equilibrada!


Meditação

A meditação é uma grande aliada para o combate a ansiedade. Diversos estudos já comprovaram a eficácia dessa prática que consiste em e se concentrar exclusivamente no presente. Exercícios de respiração e relaxamento feitos frequentemente auxiliam no combate ao estresse e a insônia.

Se você está iniciando a prática de meditação, busque aplicativos ou canais de técnicas de meditação guiada para auxiliar. Escolha um local tranquilo em sua casa e convide a família para fazerem juntos.

Alguns aplicativos e canais que indicamos:

  • Meditopia para Android e IOS

  • Yoga para você no Youtube


Atividade Física

A atividade física proporciona a liberação dos neurotransmissores ligados ao humor: a serotonina e a endorfina. Sendo assim, auxilia na diminuição da ansiedade e o stress, além de melhorar a qualidade do sono e a concentração.

Use a criatividade para se exercitar em casa. Monte circuitos com algumas estações com exercícios como polichinelo, agachamento, corrida estacionária e pular corda. Coloque uma música e dance. Busque aplicativos de treino online. Faça o que preferir, o importante é se exercitar.


Informações

Manter-se informado é importante, mas evite o excesso de informações. Estabeleça um momento do seu dia para isso. Busque informações de fontes confiáveis. Acompanhar noticiários o dia inteiro pode trazer ainda mais ansiedade.


Encontro virtuais

Mate a saudades dos amigos e dos familiares através de vídeo-chamadas. Faça encontros com as turmas de amigos. Comemore as datas especiais. Reúna a família em um almoço virtual. Use a tecnologia a seu favor!


Hobbies

Aproveite esse momento para se dedicar a velhos hobbies ou encontrar novos. Pinte, borde, faça algum artesanato, assista filmes e séries, leia, assista shows através das lives, monte um quebra cabeça (pode até mandar enquadrar depois de pronto!).


Estamos vivendo um momento de muitas incertezas e isso pode favorecer o desenvolvimento da ansiedade. Todas as mudanças pelas quais estamos passando podem gerar alterações no nosso bem-estar emocional e se tornar algo maior. Precisamos cuidar da nossa saúde física e emocional. Conhecer as formas de manifestação da ansiedade em nosso corpo é muito importante para que possamos atuar buscando ferramentas e estratégias para controlá-la. No texto acima, listamos algumas que podem ajudá-lo. Entretanto, em alguns casos, é imprescindível a busca de um especialista para encontrar novas ferramentas para curar a ansiedade. Não hesite procurar ajuda se necessário.



Estamos juntos com você nessa caminhada!


25 visualizações

Rua Conde de Linhares, 837 - Cidade Jardim

Belo Horizonte - MG

(31) 99636-9874

  • Facebook
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now