Terapia Cognitivo Comportamental - TCC

A Terapia Cognitivo Comportamental, também conhecida como TCC, surgiu no início dos anos 60, por meio do Neurologista e Psiquiatra norte-americano Arron T. Beck, através de pesquisas com pacientes deprimidos.Ele observou que pacientes depressivos possuem uma visão distorcida de si mesmos, do mundo e do futuro. A TCC nasceu com a finalidade de corrigir esses pensamentos distorcidos e aliviar os sintomas depressivos. Beck propôs, primeiramente, um “modelo cognitivo da depressão” e que, posteriormente, evoluiu para o entendimento e tratamento de outros transtornos.

Para a  TCC a forma como o indivíduo interpreta os acontecimentos é que determina como esse irá afetá-lo e não os acontecimentos em si. Ou seja: é a maneira como cada pessoa vê, sente e pensa em relação à uma situação que causa desconforto, dor, incômodo, tristeza ou qualquer outra sensação negativa.

 

A Terapia Cognitivo Comportamental, é uma abordagem considerada diretiva, breve (se comparada a outros tipos de abordagem) e focada na dificuldade atual do paciente. A finalidade principal é identificar padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que estão na origem das questões possibilitando o paciente encontrar pensamentos alternativos e mais funcionais que promova uma melhor adaptação a sua realidade social.

Rua Conde de Linhares, 837 - Cidade Jardim

Belo Horizonte - MG

(31) 99636-9874

  • Facebook
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now